terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cabos, ame-os ou deixe-os!

Fala galera, tudo tranquilo?
Hoje o post vai ser sobre cabos. Mas cabos? Sim! Exatamente... nem todos dão a devida importância a eles.
Mas eu pergunto: Adianta ter ótimos equipamentos (Monitores de referência, placas de áudio etc) e não ter ótimos cabos? Obviamente a resposta é não.

Eu resolvi fazer esse post porque eu era um desses que não dava tanto valor para cabos. Você dá valor?
Já cansei de ver DJs tocando em festas e o som parar de repente sem nenhum "motivo".
Bom... motivo até tem, mas é tão besta que chega a ser ridículo. Você vai lá e pergunta pro cara: "O que aconteceu?" e ele responde: "Cabo com mal contato..."
MAS PORRA! Uma festa com várias pessoas dançando, se divertindo, interagindo com a música e esse momento é interrompido por um CABO COM MAL CONTATO?! 
É essa pergunta que eu quero que vocês se façam! Vale a pena comprar qualquer cabo barato?
Quando o som pára, a primeira coisa que você vê é o DJ conferindo os cabos atrás do mixer, certo? Pois é, mas não são apenas aqueles cabos que estão conectados no sistem de som!
Temos os cabos que vão até a potência, até o equalizador, até a mesa de som e por aí vai. Mas será que os cabos são de qualidade?

É claro que os cabos não são a ÚNICA coisa com que temos que nos preocupar. O que eu quero dizer é que se temos cabos bons, temos uma certa segurança extra. VALE a pena você pagar caro num cabo blindado, revestido com malha ou cobre e um conector bem soldado.

Outro exemplo que quero citar, aconteceu comigo. Recentemente eu me mudei de casa e quando fui instalar meu par de monitores de referência, eu ouvia interferência de rádio nas caixas! Quando eu ouvi, eu fiquei besta... não sabia o que poderia estar acontecendo e nem como! Pensava comigo: "Não tem lógica!"

TEM SIM, SEU ANIMAL...  CABOS!!!

Acontece que ao comprar meu par de monitores, me importei tanto com eles, que não estava nem aí para os cabos. Fui em uma eletrônica qualquer e comprei os mais baratos! O resultado? Foi esse tipo de problema.

Depois que me esbarrei com esse problema, fui atrás e pesquisei bastante por aí na internet. Apesar de nunca ter ouvido falar sobre isso, descobri que essas interferências de rádio não eram tão incomuns como eu pensava. Bastante gente tem esse problema (principalmente com home theater) e são vários fatores que podem causar isso (não apenas os cabos). A interferência pode estar vindo pelo ar, pela rede elétrica da sua casa, pelo aterramento mal feito e até pela forma como você enrola eles. Um cabo mal enrolado pode causar um campo magnético que serve como antena, digamos assim. O certo, seria você enrolar eles em forma de um 8

Diante de todos esses fatores que possam causar a interferência,  sabe por onde eles mandam você começar? Pelos CABOS!  Em todos os sites e foruns que visitei, antes de mais nada, todos eles imediatamente faziam a mesma pergunta: "Seus cabos são de qualidade?"
É por isso que recomendo você comprar cabos BONS, de preferência blindados, para que você não corra esse risco. Eles possuem um revestimento por fora dos cabos e por dentro do encapamento, que ajudam a bloquear essas interferências.



Resumindo: Cabos, cabos e cabos! Dê atenção a eles!

Aqui no Brasil, temos uma ótima empresa chamada Santo Angelo. Seus cabos são de extrema qualidade. Infelizmente é a única que eu conheço e posso recomendar. Até, se você conhece alguma outra marca brasileira com qualidade, peço que compartilhe aqui no blog conosco. É sempre bom ter mais opções.

Você teve alguma experiência ruim com cabos? Comente aqui!

Abraços!

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário